terça-feira, junho 09, 2009

Ocidene e Lolitas

Muitas garotas no ocidente pegaram o estilo gosurori “emprestado”, e criaram um mercado consumidor (particularmente em sites de compras online). A Tokyopop americana recentemente encomendou, junto como a cantora Courtney Love (que NÃO é gothic lolita, tendo já morado no Japão e admira o estilo) um mangá em estilo gosurori chamado Princess Ai, cujo character design foi feito por Ai Yazawa. Esse mangá vem sendo publicado no Brasil pela Conrad Editora. Essa foi a primeira colaboração (pública) entre Japão/Ocidente em termos de Gothic Lolita.
Porém, Courtney Love, é uma riot girl (punk rock feminista típico dos anos 1990), pode ter sido influência para muitas japonesas que gostavam de grunge e começaram a detestar o visual parecido com o dos meninos.
Courtney Love vestia-se como uma boneca velha, descabelada, encardida, rabiscada de caneta, dessas que são jogadas num canto qualquer quando substituídas por uma nova ou quando não servem mais para divertir alguém. Ou seja, reporta ao espírito feminista, que denuncia a exploração sexual da mulher, muito difundido nas músicas de bandas como Hole e Babes in Toyland, que são consideradas grunge.
Bom levar em conta que o "do it yourself" da estética punk está presente na estética Gothic Lolita. Do mesmo modo, a atitude feminista, do repúdio à colocação da mulher de maneira erotizada diante dos desígnios masculinos, é uma forma de expressão Gothic Lolita. Por isso, pode ter sido uma referência ocidental para as Gothic Lolitas japonesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template by Suck My Lolly - Background Image by TotallySevere.com